O Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) é um evento científico promovido pela Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia, e que acontece a cada dois anos desde 2006. Entre os dias 25-29 de maio de 2020, a oitava edição (VIII SBGEA) do simpósio será realizada em conjunto com a oitava edição do Simpósio de Física e Astronomia do Vale Paraíba (VIII SimFAST), um evento organizado anualmente pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

O simpósio em conjunto VIII SBGEA & VIII SimFAST acontecerá no campus da UNIVAP, na cidade de São José dos Campos/SP, Brasil. O evento será uma oportunidade única para que a comunidade científica da área de Geofísica Espacial e Aeronomia, bem como das diferentes áreas de pesquisa da Física e Astronomia, possam divulgar e discutir seus trabalhos diante de uma plateia multidisciplinar, que contará com especialistas do Brasil e do exterior.

Um objetivo importante da reunião da SBGEA & SimFAST é facilitar a integração entre estudantes e professores/pesquisadores, promovendo um intercâmbio frutífero de ideias e experiências. Esperamos que na próxima edição do SBGEA & SimFAST, os profissionais que atuam nas diferentes áreas envolvidas no evento possam estabelecer e fortalecer a cooperação e o intercâmbio acadêmico, bem como planejar ações futuras que contribuem para a formação de especialistas e o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Os trabalhos a serem apresentados no simpósio conjunto do VIII SBGEA & VIII SimFAST serão organizados nas seguintes áreas temáticas:

- Ionosfera Terrestre e Planetárias
- Física e Química da Atmosfera Neutra
- Clima Espacial e Relações Sol-Terra
- Física de Plasmas
- Física Solar, Meio Interplanetário e Magnetosferas Planetárias
- Astronomia e Astrofísica

Além das sessões científicas, duas sessões especiais ocorrerão durante o evento: (E1) “Mulheres nas Geociências e Astronomia”, que homenageará pesquisadoras expoentes que atuam nas diferentes áreas temáticas do evento; e (E2) “INCT GNSS NavAer: Integrando Clima Espacial, Geodésia e Navegação Aérea”.

Categorias: Documentos